18/09/2007

Prinsjesdag!

Ou dia do Príncipe!

Pois é, hoje foi dia dos contos de fada a sério! Nesta nova terra não se brinca com a realeza, por isso tenho de ter cuidado com o que digo, pois para mim, republicana, isto da realeza só mesmo nas histórias que leio à minha afilhada... Mas aqui não!

Esta manhã Haia (ou mais correctamente Den Haag) engalanou-se para ver passar a Rainha, as Princesas e o Príncipe! Os plebeus acenavam da rua, enquanto os coches (daqueles que eu pensava só existirem mesmo no Museu dos ditos) passavam e a realeza acenava! Fantástico! Aqui na televisão não perdi os minutos transmitidos e confesso que mais uma vez esta Holanda me surpreendeu!

Um país moderno, desenvolvido, que mantem as tradições como se ainda estivessemos noutro século e que faz com que essas tradições pareçam naturais e simples! A Princesa Máxima (deu para aprender os nomes e tudo) acenou sem se cansar e sorria (diria eu, plebeia e desacostumada a estes cenários) encantada e de forma genuína!

A minha fofa, que ainda acredita em princesas e em contos de fadas, ia adorar ve-los passar e posso até imaginar os olhos de espanto e o sorriso de afinal eles existem! Pois é, fofinha, agora quando falar contigo no msn, já te posso contar que vi a Rainha e as Princesas e que neste país onde a madrinha vive é a rainha que "abre" o Parlamento lendo um discuso, que apresenta os planos para 2008! Ah e esta leitura é feita do trono! Pois é, Sua Majestade senta-se no trono!

Sem dúvida, um país diferente! E enquanto os via na TV e esperava que a minha sopa se cozinhasse, fiz-me a pergunta mais idiota de todas... Será que eles, os da realeza, também só almoçam uma sandes como os plebeus? Afinal a Rainha deixou o palácio à hora que para nós é de almoço, por volta do meio dia e meia, e só regressou por volta das duas... Se calhar almoçaram depois... Uma sandes, será?

Bem sei que se este blog for lido por algum holandes (o cá de casa sabe que estou na fase de interrogação, por isso não conta), se calhar interpreta mal e pensa que estou a gozar com a realeza, mas não é nada disso! São apenas os espantos e as questões de quem aprendeu que os Reis e as Rainhas só existem nos livros de História, ou de quem é descendente de um povo (será povinho?) que matou o Rei para ter uma República, ou de quem só conhece como realeza portuguesa a sua princesa...

O mais impressionante foi mesmo ver como os holandeses encaram este facto com seriedade e solenidade! Hum... e ver a Rainha sentada no trono!

Laura, as princesas existem! :D

Sem comentários: